terça-feira, 31 de agosto de 2010

Uma Comovente Cena de Novela

No capítulo de hoje, a bilionária greco-brasileira Atenas Aristóteles Eratósteles Pitágoras Sócrates Onassis Ptolomeu do Monte Olimpo recebe em sua mansão Lola, uma rude italiana do interior que criou Totó, o filho bastardo da bilionária.

(Totó entra na imensa sala da mansão e se depara com Atenas, Lola e a empregada).

Totó (com sotaque greco-romano): Tó̱ra! Ma che! Mamma agora vive qui na casa desta Atenas!   Vão querer parlar male de mio tesoro Kellen Helena, so̱stá?

(Atenas leva as mãos à boca em forma de oração. Lola se aproxima de Totó).

Lola : Figlio mio, tesoro de Lola! Ascolto tu mamma, um minuto, per favore.  Io e Atenas queremos apenas tu bene, tu felicità! Esta Kellen Helena, tua esposa, é una schifosa!

Atenas: Totó, eu sei que você tem todos os motivos para me detestar. Mas, entenda uma coisa: eu sou sua mãe!

Totó: Ma che! Ma che! (Totó gesticula enquanto caminha pela sala) Me abandonô quando io era piccolo! Isso...  Isso é papel de mãe? Hã? Parla, por Zeus!

(O clima fica pesado. A empregada leva uma das mãos à boca).

Atenas: Mas, o que você queria? Que eu, uma bilionária, assumisse a maternidade de uma aberração como você? Totó, entenda isso pela última vez: você era muito feio! Você nasceu todo peludo, com uma mancha preta horrível no olho!  Por isso lhe dei esse nome, Totó!

(A empregada deixa escapar um risinho).

Lola: Vero! Ma io cuidei de meu Totó com todo mio amore, non foi, figlio caro!

Totó: Tó̱ra! Epa! Ma che! Pensa que esqueci? Pensa que esqueci de quando você me mandava trazer os chinelos na boca?  Ou o jornal?  Se divertia pedindo para que io me fingisse de morto!

Lola: Io era una ignorante, Totó! Perdona-me!

(Totó estende a mão de forma ameaçadora.  Atenas é rápida).

Atenas: Totó! Senta!

(Totó se senta. Atenas olha para a empregada).

Atenas: E você? O que está fazendo aí parada? Traz um pão com mortadela e um Frolic para as visitas. Vamos! Chispa!

Empregada (sussurando): Com licença... (sai).

Atenas: Totó, essa mulher com quem você foi se casar... Ela é uma bandida, uma vadia, uma cachorra!

Totó (exaltando-se): Você non tem o direito de parlar così de Kellen Helena! Io amo Kellen Helena! E vocês... (levanta-se) vocês são duas vecchias muito maquiadas!

Lola: Totó! Senta! (Totó se senta) Non seja ingrato com Atenas. Tudo aconteceu há 60 anos... parece que foi ontem...

Atenas: Sim... As tropas de Mussolini estavam perseguindo as jovens greco-brasileiras bilionárias. Eu estava grávida de um cachorro que havia me abandonado, quando, durante uma fuga, a bolsa arrebentou... Enquanto eu estava lá tentando pegar as coisas que haviam caído da minha Louis Vuitton, você nasceu, Totó...

Lola: ...Io estava trocando o pneu de um trattore quando ouvi os gritos. Corri com o pneu na mão e lá encontrei Atena, horrorizada, olhando para você, Totó, no chão...

Atenas: ...e eu já havia cortado o cordão umbilical quando essa cretina jogou o pneu para eu segurar...

Lola (suspirando): Tão bello, mio piccolo Totó!...

Atenas: ...e eu acabei rolando ribanceira abaixo presa no pneu...

(A empregada retorna com pão com mortadela e uma vasilha com Frolic).

Empregada (servindo a Totó): Deseja leite?

Totó: Non, puro mesmo. Grazie!

Atenas: Então, Totó, desde então venho tentando me reaproximar de você... Mas isso não é importante, agora.  Por favor, escute.  Escute o que temos a lhe dizer!

Totó (terminando de comer): Va, va, va bene! Ma io quero provas! Provas de que Kellen Helena é isso tudo que estão dizendo!

(Atenas faz um sinal para a empregada que passa a fazer cara de choro).

Totó (sem entender): Ma che! Que é isso, agora? Uma empregada de preto e branco com cara de choro. Virou Botafogo, agora?

Atenas: Não, Totó. É que ela foi muito prejudicada pelo mau-caratismo da Kellen Helena...

Totó: Ma, prejudicada como?

Empregada (com voz de choro): É que ela... Seu Totó... Me envolveu num esquema de compra e venda de hipotecas nos Estados Unidos... No início, eu fiz até um pé de meia... Assumia a hipoteca pagando 20% a menos... Depois, eu pegava empréstimos nos bancos de lá, repassando a hipoteca... (a empregada se descontrola)

Atenas: Calma, Fulana.

Totó: Fulana?

Atenas (com voz cândida): é que eu nunca lembro o nome delas, assim eu não me esqueço, né Fulana!  (Fulana balança a cabeça positivamente). Mas, continue, o que foi que Kellen Helena fez?

Fulana: Ela me apresentou a um italiano, Salvatore Cacciola. Ele me convenceu a fazer operações financeiras com dólar futuro no Banco Marka. Com a desvalorização cambial de 1999, o banco ficou insolvente. No fim, acabei presa e ela ficou com meu dinheiro.

Lola: Ma che schifosa! É pior do que pensava!

Totó: Tó̱ra! Tó̱ra! Ma che! É uma triste história, ma e as provas? Io quero ver!

Atenas: Felizmente, a Fulana gravou tudo em uma fita de video-cassete.

Totó: E che é isso, fita de video-cassete?

Lola: É una vecchia midia de gravação. Se colocarmos em um aparelho de video-cassete, a imagem passa na TV.

Totó: Ma che! Non tinha DVD?

Atenas: Na época não, meu caro Totó. Apenas video-cassete. E Betamax!

Totó: Isso é enrolacione! Vou me embora! (se prepara para partir).

Lola, Atenas, Fulana: NÃO! TOTÓ, FICA! Por favor. É só ligar aqui na tomada e pronto!

Totó: Va, va, va bene! (Espera impacientemente).

(A empregada não consegue ligar na tomada e chama Atenas. A bilionária fica desapontada).

Lola: Ma che foi? Tá com defeito?

Atenas (desolada): Não é isso... É que a tomada agora é nesse ridículo padrão brasileiro e nosso vídeo-cassete betamax tem a tomada antiga, tradicional, de dois pinos... Aí, não consigo encaixar...

Totó: Tó̱ra! Façam-me o favor vocês duas! Passar bene! (sai).

Nenhum comentário: