sábado, 13 de novembro de 2010

Os Versos Mais Ridículos da Música Brasileira - I

A coletânea traz apenas músicas com pretensões sérias e rimas constrangedoras.

I - "Deixa eu brincar de ser feliz / Deixa eu pintar o meu nariz" (Todo Carnaval tem seu Fim - Los Hermanos). Soa ridículo até se cantado por um teletubbie.

II - "Se me manda ir embora / eu saio pra fora...” (Entre Tapas e Beijos - Leandro e Leonardo). "Saio pra fora?" Se o problema é rimar com embora, que tal "para Bora-Bora", "agora, agora" ou "na hora, na hora"?

III - "Maria Joaquina de Amaral Pereira Góes / Você 'contribói' para o meu viver" (Maria Joaquina... - Pimenta Nativa). Fico imaginando se a banda adotasse a solução de Carmem Silva: "Maria Joaquina de Amaral Pereira Góes / Você dói dói dói para o meu viver..."

IV - "Eta, Eta, eta, eta, É a lua , é o sol, É a luz de Tieta, eta, eta" (A Luz de Tieta - Caetano Veloso). Depois zombam da Ruth Lemos com o famoso sanduíche-iche-iche... Além do mais, Joãozinho já havia antecipado essa rima na famosa piada da Marieta: "Eu fui à praia com Marieta / A maré tava cheia / E molhou a sua... eta! eta! eta! eta! É a lua, é o sol, É a piada da Marieta!"

V - "Vou dar então um passeio pelas praias da Bahia / Onde a lua se parece com a bandeira da Turquia" (Vida Passageira - Ira). "Outro dia fui à padaria / Cujo dono tem um bigode que parece com um corvo da Hungria"

VI - "A tua piscina esta cheia de ratos / Suas ideias nao correspondem aos fatos..." (O Tempo não Pára - Cazuza). Vossa cozinha está cheia de pratos / Nossa meia procura bons sapatos...

VII - "Eu é que não fumo cigarro porque me faz mal pro pulmão / Mas também não vou viver só de pão Pullman" (Não me Acabo - Barão Vermelho). Eu completaria com: "Para poupar o fígado larguei a birita / mas também não vou viver só de pão Plus-Vita".

VIII - "Ana / teus lábios são labirintos / Ana / Que atraem os meus instintos mais sacanas..." (Refrão de Bolero - Engenheiros do Hawaii). Não ficou bom.  Talvez... "Ana / Seu nome rima com banana / Ana / Viajei pra República Dominicana / Ana / Onde tomei bastante caldo de cana / Ana / Tudo isso no final de semana / Ana / Depois ainda fiquei com sua mana..."

IX - "Pane no sistema, alguém me desconfigurou / Aonde estão meus olhos de robô?" (Admirável Chip Novo - Pitty). A rima é tão esquizofrênica quanto a mensagem.

X - "Da Dinamarca voou, foi além / Como um cisne altaneiro / Hans Christian Andersen" (Uma Delirante Confusão Confabulástica - Imperatriz Leopoldinense). Tudo bem, fazer uma marcha... ops... um samba enredo que mistura Monteiro Lobato com Hans Christian Andersen não deve ser lá muito fácil, mas rimar "além" com "Andersen" é demais...

XI - "Apesar de colher as batatas da terra / Com essa mulher eu vou até pra guerra" (Morango do Nordeste - Autoria sendo dicutida judicialmente). Além da rima, a frase não faz o menor sentido. Segue minha contribuição: "Apesar de quem não acerta quase sempre erra / Quem não gosta de mar tem casa na serra" ...

XII - "E subo bem alto / Pra gritar que é amor / Eu vou de escada / Pra elevar a dor" (Elevador - Ana Carolina). Essa, ainda por cima, é infame!  Que coisa horrível!

XIII - "Não dá pra esconder / O que eu sinto por você, Ara... /Não dá, não dá, não dá, não dá" (O Araketu é bom demais - Araketu). Essa faz um trocadilho, involuntário talvez, com o Ceará para encaixar a rima com "não dá".

XIV - "Nana Banana Nanananana Banana / Nana Banana Nanananana Banana / Que tá faltando emprego no planeta dos macacos" (De Volta ao Planeta dos Macacos - Jota Quest). Parece letra tirada de uma daquelas cartilhas de alfabetização.  "Vovô viu a uva.  Ana baiana comeu a banana".

XV - "Safado! /Cachorro! /Sem-vergonha! /Eu dou duro o dia inteiro /E você colchão e fronha..." (Safado! Cachorro! Sem-Vergonha! - Claudia Leitte).  E eu que pensava que jamais fariam rima com fronha, uma das palavras de pior sonoridade da nossa língua.  Aguardo agora uma música rimando com cueca - a pior palavra da língua portuguesa.

20 comentários:

x-box disse...

po e aquela do Charlie Brown

"Você é bonito, e eu sou feio. Sua mãe te ama, mas eu te odeio"

Carlos Henrique disse...

Seu Jorge traduzindo Rebel Rebel do David Bowie...

"Você não sabe se vai ou vem
Pouco me importa se o dinheiro é seu
Ei baby se o cabelo é legal
Moda na gringa é feliz natal"

O trecho original é:

"You've got your mother in a whirl
She's not sure if you're a boy, or a girl
Hey, babe, your hair's alright
Hey, babe, let's go out tonight"

river disse...

rap do ovo do Sergio Mallandro.

Piu piu
O ovo
Piu piu
Meu ovinho
O ovo é do povo, do ovo é que vem tudo
Do ovo nasce os pintos e os pássaros do mundo
Do ovo e do óvulo nasceram os animais
Nasceu adão e eva e foi nascendo muito mais
O ovo

seila disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

bota qualquer uma do Restart.

river disse...

pra quem nao sabe o que eh o rap do ovo:

http://www.youtube.com/watch?v=gVOsLTM8_5A

Carlos Henrique disse...

Seu Jorge é o mestre das traduções.

"É isso ai
Como a gente achou que ia ser
A vida tão simples é boa
Quase sempre
É isso ai
Os passos vão pelas ruas
Ninguém reparou na lua
A vida sempre continua"

Trata-se da tradução de "The Blower's Daughter" de Damien Rice.

"And so it's
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time
And so it's
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky"

A tradução do trecho seguinte é mais misteriosa ainda:

"É isso ai
Há quem acredita em milagres
Há quem cometa maldade
Há quem não saiba dizer a verdade
É isso ai
Um vendedor de flores
Ensinar seus filhos
A escolher seus amores"

O original:

"And so it's
Just like you said it should be
We'll both forget the breeze
Most of the time
And so it's
The colder water
The blower's daughter
The pupil in denial"

seila disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk parece aquele forró com letra de amor na melodia do 'In the Name of Love'

polar disse...

faz uma enquete das piores traducoes? eu voto em Hey Jude do Kiko Zambianchi

Hey Jude não fique assim
Sabe a vida ainda é bela
Esqueça de tudo que aconteceu
Amanhã será um novo dia

Hey, Jude, don't make it bad,
take a sad song and make it better
Remember, to let her into your heart,
then you can start, to make it better.

x-box disse...

naum tem traducao decente naum?

"Astronauta de Mármore" do Nenhum de Nos...

A lua inteira agora
É um manto negro
Oh! Oh!
O fim das vozes no meu rádio
Oh! Oh!
São quatro ciclos
No escuro deserto do céu...

"Starman" do David Bowie

Didn't know what time it was,
the lights were low
I leaned back on my radio
Some cat was layin' down
some rock 'n' roll 'lotta soul, he said
Then the loud sound did seem to fade
Came back like a slow voice on a wave of phase
That weren't no D.J. that was hazy cosmic jive

Carlos Henrique disse...

Essa nem o refrão se salvou. Mudaram completamente o sentido da música.

"There's a starman waiting in the sky
He'd like to come and meet us
But he thinks he'd blow our minds
There's a starman waiting in the sky
He's told us not to blow it
Cause he knows it's all worthwhile
He told me:
Let the children lose it
Let the children use it
Let all the children boogie"

virou...

"Sempre estar lá
E ver ele voltar
Não era mais o mesmo
Mas estava em seu lugar
Sempre estar lá
E ver ele voltar
O tolo teme a noite
Como a noite vai temer o fogo
Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul"

seila disse...

kkkkkkkkkkk Arquivo-X virou musica de corno!

x-box disse...

Latino com "Festa no Ape". apesar de nao saber romeno "Dragostea Din Tei" nao deve ter bundalele...

akira disse...

se eh anos 80, tem o kid abelha


Diz prá eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério...

x-box disse...

po falando em Seu Jorge a letra de Burguesinha eh triste.

river disse...

Roberto Carlos - Coisa bonita (ou melo das gordinhas). Vale pelas rimas forçadas.

Amo você assim e não sei porque tanto sacrifício
Ginástica dieta não sei pra que tanto exercício
Olha eu não me incomodo um quilinho a mais não é antiestético
Pode até me beijar pode me lamber que eu sou dietético
Não acho que é preciso comer de tudo que tem na mesa
Mas passar fome não contribui em nada para a beleza
Já no passado os mestres da arte diante da formosura
Dispensava o charme de uma gordinha em sua pintura
Gosto de me enconstar nesse seu decote quando te abraço
De ter onde pegar nessa maciez enquanto te amasso
Eu não sou massagista e não entendo nada de estética
Mas a nossa ginástica é mais gostosa e menos atlética

E o refrão? Olha que maravilha!

Coisa bonita, coisa gostosa, quem foi que disse que tem
Que ser magra pra ser formosa? coisa bonita, coisa gostosa

Tosko disse...

Roberto Carlos fez o que há de melhor e pior na MPB. Mulher de Óculos é triste.


Gosto desse jeito discreto especial, por trás desses óculos que coisa mais sensual
Ar de executiva às vezes formal, beleza com um toque sexy intelectual
Seus óculos combinam até com seu cabelo, eu sinceramente gosto de qualquer modelo
Na verdade em você tudo fica bem, mas o charme desses óculos quem usa é que tem

Não tire esses óculos, use e abuse dos óculos

Olhares provocantes às vezes inocentes me dizem tantas coisa por detrás dessas lentes
Eu olho pra você e o meu pensamento voa mas pode acreditar eu só penso coisa boa
Olhar você de perto eu gosto muito mais com ou sem maquiagem pra mim tanto faz
Eu gosto desse beijo todo cheio de batom você nem tira os óculos e eu acho muito bom

Na tire esses óculos use e abuse dos óculos

Eu amo você e vou às alturas minha grande paixão, minha doce loucura
A gente se olha em certos momentos você ate parece que lê meus pensamentos
Que coisa bonita a gente se abraça se esquece de tudo e o tempo se passa
Você com seus óculos que charme que tem me enlouquece quando usa e quando tira também
Quadrados ou redondos, enfeitados, normais, pequenos ou grandes extravagantes demais.
Discretos ,coloridos, pra mim tanto faz Amor está na cara eu te amo demais

Não tire esses óculos, use e abuse dos óculos

Chico Chapeleta disse...

sobre rima com "fronha": tem uma música do Chico Buarque que usa fronha (só não me lembro direito da rima, acho q é com "medonha"). A canção é "Não sonho mais" (a letra é bem interessante e a música é ótima).

Chico Chapeleta disse...

sobre a versão de Hey Jude, acho q não é do Kiko Zambianquê não.

Lembro-me - vagamente - de um grupo meio picareta cantar isso nos anos 80 (acho q tinha o Pepeu Gomes na guitarra).

O grupo acho q só foi montado pra 1 canção / álbum,

(Vêm-me a mente o nome de "Yahoo", mas deve ser delírio)

Sim, e daí? disse...

"O amor de Julieta e Romeu, o amor de Julieta e Romeu, igualzinho o meu e o seu, igualzinho o meu e o seu".

Se Shakespeare tivesse sido mais criativo, tivesse chamado Romeu de, digamos Astrolábio, esse maldito verso nunca teria acontecido.

Sim, e daí? disse...

"O amor de Julieta e Romeu, o amor de Julieta e Romeu, igualzinho o meu e o seu, igualzinho o meu e o seu.".

Se Shakespeare tivesse sido mais criativo, tivesse chamado Romeu de, digamos Astrolábio, esse maldito verso nunca teria acontecido.