terça-feira, 20 de setembro de 2011

As Fabulosas Fábulas de Auto-Ajuda que Não Deram Certo

Onde Encontrar a Verdadeira Paz?
Certa vez, o rei de um reino muito distante resolveu premiar generosamente aquele que soubesse onde encontrar a verdadeira paz.   Grande foi o interesse de todos, não só de artesões, trovadores, poetas e pintores, mas também de ferreiros, soldados e do colaborador Bob. 
O rei ouvia de tudo: que a verdadeira paz encontrava-se no alto do Himalaia, em um templo budista, na capital da Bolívia, na Jamaica ao som de Bob Marley, na Finlândia e até na casa de tolerância de Dona Fifi.  Diante das respostas, o rei foi desanimando, até que, por fim, chegou a vez do colaborador.
- Meu caro rei... – disse, após entregar ao rei um cartão. – Tenho aqui a resposta para sua demanda, o que não tardarei em apresentar...
O rei ficou em silêncio enquanto o colaborador Bob apresentava a empresa, mercados de atuação, estrutura organizacional, países onde operava, número de funcionários, evolução das vendas, lucratividade no último trimestre, tudo com gráficos coloridos, fotos e até vídeos da empresa.
O rei já bocejava sem disfarçar quando o colaborador, muito atento, resolveu apresentar finalmente a resposta.  Porém, antes da resposta, Bob advertiu que seria necessário definir o escopo daquele trabalho e quais premissas haviam sido utilizadas.  Mais outra hora se arrastou até que o colaborador chegasse ao ponto.
- E eis, portanto, que tenho o prazer de apresentar a Vossa Majestade onde encontrar a verdadeira paz, desde que observados o escopo e as premissas previamente discutidas.  Eis onde encontrar a verdadeira paz!
Incrédulo, o rei observou uma foto de um passarinho dormindo em um ninho feito no semáforo de um cruzamento muito tumultuado.  O colaborador Bob, sorrindo forçosamente, completou: a verdadeira paz está conosco, mesmo nos lugares mais impr...
O rei subitamente levantou-se, puxou a cimitarra que carregava na cintura e, com um golpe rápido decapitou o colaborador Bob. 
Fez-se o silêncio.  Sujo de sangue, o rei percebeu que havia finalmente encontrado a verdadeira paz.  E sorriu satisfeito.

2 comentários:

BarracObama disse...

faltou falar dos passarinhos tranquilos enquanto tudo ao redor está um caos

Armando disse...

Onde eu compro uma cimitarra?