domingo, 25 de setembro de 2011

As Fabulosas Fábulas de Auto-Ajuda que Não Deram Certo

Quem Mexeu no Meu Queijo?


Quando o colaborador Bob acordou, viu-se metamorfoseado num ratinho.  Ato contínuo, Bob foi lançado num labirinto onde acabou encontrando outro ratinho, Bill.  Os dois se apresentaram e decidiram fazer uso do recém adquirido olfato apurado para achar comida.


A busca frenética de Bob e Bill não tardou em dar resultados: como uma miragem, uma montanha de queijo surgira diante dos dois ratinhos que entraram em êxtase.  Foi por sugestão do colaborador Bob que o local foi convencionado como ponto C.  - Por que não "A"? - perguntara Bill. - Ora, que diferença faz? Somos analfabetos mesmo! - ponderara Bob.  E assim, Bob e Bill acabaram criando uma espécie de rotina: ambos saíam do local convencionado como lar, seguiam até o queijo, comiam um pedaço e retornavam ao ponto de origem.


Assim foi até o dia quando Bob e Bill perceberam que a farta montanha de queijo praticamente desaparecera.  - O que aconteceu? - perguntou Bill.  - Ontem tínhamos bastante queijo, agora praticamente sumiu! - completou.  O colaborador Bob ficou em silêncio, ponderando sobre o sentido de tudo aquilo.  Levou menos de 1 décimo de segundo.


- Não consigo explicar coisa alguma! - argumentou Bob. - Logo, vamos procurar uma outra montanha de queijo! - sugeriu.


- Isso não faz o menor sentido! - contra-argumentou Bill.  - Devemos ficar aqui e investigar o que aconteceu!  Só então teremos uma ideia clara de como prosseguir!


- Você é resistente a mudanças!  - acusou o colaborador Bob.  - Por isso nunca terá sucesso na vida!


Foi assim que os dois ratinhos se separaram.  Bill continuou a rotina de visitar os restos de queijo no Ponto C, enquanto Bob disparou no labirinto procurando outra montanha.  Alguns dias se passaram até que, finalmente, Bob encontrara outra montanha de queijo, desta vez do tamanho do Everest!   Para o colaborador, aquela era a recompensa daquele que buscara a mudança, que não se prendera ao passado.


Bob escalou o queijo, conquistou o topo e lá teria fincado uma bandeira, tivesse o colaborador uma bandeira, ou habilidade para fincá-la.  Lá de cima, Bob conseguia ver o labirinto, e, com muito pesar, viu o colega Bill explorando o já exaurido Ponto C.  Bob teve uma vontade incontrolável, estúpida, visceral de ficar em duas patas, bater no peito e gritar: "EU SOU F..."


Acabou engolido pelo gato do Dr. Spencer.

2 comentários:

BarracObama disse...

sao pequenas perolas que todo o gestor deve ler para a equipe antes de dormir nas reunioes.

Armando disse...

Onde eu compro uma ratoeira?