quarta-feira, 27 de abril de 2011

As Obras Mais Vistas de Todos os Tempos...

...mas que poucos admitem não terem visto.
 
I - 2001 - Uma Odisseia no Espaço.  A obra-prima de Stanley Kubrick é lembrada principalmente pelo início arrebatador, mas, cá entre nós, quem de fato se dispôs a assistir este filme arrastadíssimo até o final?  E, pior: o que significa aquele fim?
 
II - Trilogia das Cores, de Krzysztof Kieślowski.  Poético, fabuloso e irretocável, os três filmes dirigidos pelo cineasta polonês são tão interessantes quanto um dia na vida de uma doninha autista entediada.  Nunca consegui passar dos créditos.  Mas, para todos os efeitos, são filmes poéticos, fabulosos e irretocáveis.
 
III - O Ultimo Tango em Paris.  Tudo bem, este eu consegui passar dos créditos e resisti bravamente até a cena amanteigada do Marlon Brando com a Maria Schneider.  E só.  Confesso que não tenho sensibilidade suficiente para captar toda a gama de signficados do filme de Bernardo Bertolucci.
 
IV - Terra em Transe.  O filme de Glauber Rocha aparentemente vem sendo mais reverenciado do que visto.  Creio que os estudantes de cinema devem secretamente preferir consultar a sinopse do Wikipedia a assitir ao filme.
 
V -  A Divina Comédia. O clássico de Dante Alighieri é citado por muitos, mas nunca encontrei vivalma que tivesse lido os três volumes (Inferno, Purgatório e Paraíso) completamente.  Eu até li Inferno, embora não tenha cultura suficiente para captar as milhares de referências e sutilezas do poema.  Do que lembro, os castigos eram de fato muito criativos, como os adivinhos que são obrigados a andar com a cabeça voltada para trás.
 
VI - Fausto, de Goethe.  A primeira parte é interessante e acessível.  Tudo vai bem até a mitologia grega entrar em cena: é aí que a coisa fica complicada para mim.  Mas, aparentemente, este é um problema meu, pois o livro foi lido e compreendido por todos os letrados viventes da Terra.
 
VII - Mitologia Grega.  Hércules é filho de Zeus com Afrodite irmã de Circe e amante de Perseu que é filho de Hades com Hermes, o pai de Netuno que é tio de Apolo irmão de Atenas que era avó de Afrodite e matou Heras que era Venenosa e Prometeu a Poseidon Ares e Mares, mas acabou fugindo com Dionisio e Eros, formando um triângulo que provocou a ira de Hefesto.  Todos adoram mitologia grega, mas haja paciência para memorizar quem é parente de quem e o que acontece em tantas tramas.  Meu conhecimento de mitologia grega se resume ao que é apresentado nos filmes Jasão e os Argonautas e Fúria de Titãs.  E a alguns episódios de Hércules.  Sou ignorante, admito.
 
VIII - As Mil e Uma Noites.  Li uma boa parte, mas, fosse eu o sultão, teria degolado Sherazade após as histórias de Sinbad, as únicas que considero verdadeiramente interessantes. 
 
IX - A Arte da Guerra.  As frases inspiradoras de Sun Tzu são ótimas, mas nunca consegui ler o livro todo.  E olha que este é pequeno.
 
X - Casa Grande e Senzala.  O livro de Gilberto Freyre aparentemente é usado no Brasil como cartilha de alfabetização.  Quem não leu o livro (como eu), não consegue compreender claramente a formação de nossa sociedade e economia.  Como certa vez teria dito Churchill: "Ora, ora, meu caro abóbora!"
 

4 comentários:

Sim, e daí? disse...

O final de 2001: Dave Bowman, o astronauta quase morto pelo HAL 9000 e posteriormente capturado pelos ETs, evoluiu. Simples assim. A criança que no final aparece olhando para a Terra representa uma evolução do ser humano, um novo Dave Bowman. Eu me dispus tanto a assistir o filme que tenho até o DVD.

O Último Tango em Paris é chato pra caramba. Aliás, a Maria Schneider morreu recentemente. Parece que engasgou com um pedaço de pão com manteiga. Sério, ela morreu, mas não lembro a causa.Tem uma crônica do Veríssimo (da época que ele escrevia crônicas legais) onde ele explica o Ultimo Tango. É engraçadíssima e dá pra perceber que ele tb não entendeu nada.

A Divina Comédia: li o Inferno e tentei ler o Purgatório. Parei. O Inferno parece ser a parte mais interessante mesmo. Lembro que num dos círculos mais internos, quase chegando no "core", o castigo é ficar enterrado no gelo, somente com os olhos de fora. É interessante pensar que tradicionalmente o inferno é tido como um lugar abrasador, tipo RJ em fevereiro, mas Dante fala em gelo.

Fausto: lembro de ter visto o filme com o Richard Burton. Lembro de uma cena em que supostamente o sangue de Cristo está escorrendo de algum lugar e ele tenta pegar uma gota pra ser salvo, mas acho que não consegue.

Mitologia Grega é uma coisa mt doida. Tem uma imagem no desenho Fantasia da noite estendendo seu manto sobre a Terra que acho fantástica. A única coisa que sei é que aquilo era uma suruba. Ah, sim, e acho que Perseu não era filho de Hades com Hermes pq, se não me engano, Hades era homem. Não tenho certeza disso. De qq forma, se Perseu era filho de Hades com Hermes e Hades era homem, então a suruba era mt maior do que eu penso.

As Mil e Uma Noites é bem legal. Lembro de ter gostado da parte do Sinbad e das outras tb. Gostei em geral de td. Tem mt tempo que li (põe tempo nisso!), mas lembro que gostei bastante.

Nunca vi Terra em Transe (confesso que não tenho o mínimo interesse). Nunca li Casa Grande e Senzala. Acho que tb não tenho o mínimo interesse.

BarracObama disse...

Nada supera meu desinteresse em Fama. Eta musical chato, sô! Aliás, tirando a música tema, alguém se lembra de algo que preste no filme?

Anônimo disse...

Se o critério for capacidade de entendimento, eu nunca entendi o final de La Dolce Vita, de Felini.

Armando disse...

Lembrei qual era o 5o filme: Cães de Aluguel.

Esse eu tb vi. E tb tenho o DVD.