quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Dia em que o Centro do Rio Parou

29.12.2011.  Em recesso, o carioca assistiu assombrado a um feito digno de Mister Eme, o rei dos sortilégios orgânicos podres: o primeiro dia do BRS na Avenida Rio Branco.  Foi o dia em que o Centro do Rio parou.


O BRS já começou errado pelo nome: Bus Rapid System.  Em brasileiro, língua que derrotou o português, a coisa vira: Sistema Rápido de Ônibus.  E aqui vai o meu primeiro argumento, meticulosamente elaborado contra essa excrescência: BRS É O CACETE! 


O tal do BRS trata-se de uma faixa azul pintada no asfalto, seguida da obrigatoriedade de todos os ônibus trafegarem à direita da faixa.  A fidedigna fotografia abaixo mostra como ficou o trânsito na Rio Branco.


Vista aérea da Av. Rio Branco no primeiro dia de funcionamento do SURUBA - SUper Rapid Urban Bus Assholes


Para que o fabuloso esquema funcione, falta um pequeno detail: diminuir a quantidade de ônibus circulando na via.  Oh, shit!  I knew it! (Oh, BRS! Eu já sabia!). O que se viu foi um paredão de ônibus ocupando duas pistas, engarrafando todas as vias próximas.  Motherfucker!  Son of a bitch! (Pela mãe dos políticos! Como o BRS ficou bonito na foto!).  A turma da Traffic Jam Company - Companhia de Engarrafamento de Trânsito do Rio - deve ter ficado orgulhosa do bom trabalho!  However! (Como sempre!)


Vejam agora como é fácil para um veículo na Rio Branco (ponto A) fazer uma conversão à direita entrando, por exemplo, na Rua da Assembleia (ponto B).  Basta o sujeito furar o bloqueio de ônibus enfiando o carro quando o sinal estiver verde, pois, caso contrário, será multado por um agente de trânsito que fica apitando mais que mestre de bateria de Escola de Samba com ataque de soluço.


Mas, 2012 vem aí, com muita SURUBA (SUper Rapid Urban Bus Assholes!) para todos os cariocas, quer queiram, quer não.

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